top of page

Critérios de adoção

 

Apartamento telado: janelas, basculantes e sacadas;

 

Àrea de serviço fechada;

 

Casa com muro alto (3 metros) ou telada, portão vedado, sem acesso à rua, telhados ou muros vizinhos.

 

Caso já tenha animais, estes devem ser castrados e vacinados.

Por que criar os gatos dentro de casa?

 

Quando você permite que seu gato saia para rua, ele está sujeito a contrair diversas doenças. Uma das doenças mais comuns transmitidas entre os gatos é a rinotraqueíte. Não é contagiosa para os humanos e nos gatos adultos não costuma causar grandes problemas, mas nos filhotes pode ser até fatal.

 

Entre as viroses incuráveis e letais encontram-se o trio PIF, FIV e FeLV. A PIF (peritonite infecciosa felina) e a FeLV (leucemia felina) são transmitidas por contato direto (lambedura, por exemplo). A FIV (imunodeficiência viral felina) é transmitida nas brigas (mordedura). Dessas três, aqui no Brasil temos vacina apenas contra leucemia.

 

Quanto a toxoplasmose, os gatos de rua são os mais suscetíveis, pois mantém hábitos de caça (pombos, ratos, etc.) e essa doença sim pode contaminar o homem.

 

Permitindo que seu gato dê algumas voltinhas ele também está sujeito a ataques por cães, por outros gatos, atropelamento e envenenamento. Atualmente o gato é o animal que mais sofre maus-tratos por parte dos humanos (dados obtidos por peritos veterinários).

 

Texto adaptado do Portal Medicina Felina.

http://portalmedicinafelina.com.br/gato-dentro-de-casa/

Exemplos de janelas e muros telados:

bottom of page